O que é asma?
A asma é uma condição de saúde que causa dificuldade para respirar. É uma doença inflamatória das vias aéreas. Os sintomas podem ser desde leves até graves, e podem aparecer e desaparecer com o passar do tempo. Às vezes os sintomas de asma surgem de repente. Ataques de asma acontecem quando as vias aéreas nos pulmões sofrem estreitamento e inflamação, por diversas causas que vamos discutir mais adiante. A asma pode ser familiar.
Quais são os sintomas de asma?
O paciente pode sentir:
Chiado no peito ou respiração ruidosa
Tosse
Sensação de aperto no peito
Sensação de falta de ar
Os sintomas podem aparecer todos os dias, toda semana, ou menos frequentemente. Podem ser desde leves até graves, necessitando visita ao pronto socorro e internação hospitalar. Apesar de raro, um episódio de asma pode às vezes até levar à morte.
Existe algum teste para asma?
Sim, fazemos detalhadamente um questionário sobre seus sintomas e um teste respiratório para ver como os pulmões estão funcionando. O teste chama-se espirometria.
Como a asma é tratada?
A asma pode ser tratada com tipos diferentes de medicações. Podem ser na forma de medicamentos inalatórios, líquidos ou comprimidos. Seu médico fará a prescrição baseado na frequência e na gravidade de seus sintomas. Os remédios para asma funcionam de duas maneiras:
Medicamentos para alívio rápido – interrompe os sintomas rapidamente, em 5 a 15 minutos. Quase todos os portadores de asma possuem e carregam consigo um inalador para alívio rápido. As pessoas usam esses medicamentos quando têm sintomas de asma. A maioria das pessoas precisam utilizá-los 1 ou 2 vezes por semana, ou menos frequente. Mas quando os sintomas de asma ficam pior, mais doses podem ser necessárias. Algumas pessoas podem sentir tremores após usar esses medicamentos, é um efeito colateral que pode acontecer. Algumas poucas pessoas podem também precisar de uma máquina chamada “nebulizador” para respirar o medicamento.
Medicamentos controladores de longo prazo – controlam a asma e previnem sintomas futuros. Pessoas que têm sintomas de asma mais que 2 vezes por semana, em média, necessitam usar alguma medicação de controle 1 ou 2 vezes por dia.
É muito importante que você use todos os medicamentos prescritos, exatamente como está na receita. Pode ser que você precise usar o remédio algumas vezes por dia. Você pode achar que o medicamento não está funcionando, mas isso não significa que ele não está te ajudando.
Não usar os medicamentos de forma correta pode fazer os sintomas piorarem. Se seus sintomas ficarem muito piores rapidamente, você pode até precisar ir ao pronto socorro ou hospital para tratamento.
Clique Aqui para ter instruções detalhadas de como usar os medicamentos inalatórios.
O que é um plano de ação para asma?
É uma lista de instruções que dizem:
Quais medicamentos usar diariamente em casa
Quais medicamentos usar se seus sintomas piorarem
Quando procurar por ajuda ou chamar uma ambulância (ex: SAMU – 192).
Se você tem sintomas frequentes ou graves de asma, pode ser que planejemos uma plano de ação personalizado para você, que será feito junto com você. Pode ser que você precise utilizar um aparelho chamado “peak flow” ou “fluxômetro”. Soprar nesse aparelho irá mostrar como seus pulmões estão funcionando. Seu médico irá mostrar o jeito correto de usar tanto as medicações inalatórias quanto o fluxômetro.
Devo procurar um médico?
Sim. Procure atendimento médico urgente se você tiver um ataque de asma e os sintomas não melhorarem ou piorarem após usar o medicamento de alívio rápido. Se os sintomas estiverem muito graves, ligue para o SAMU e peça uma ambulância.
Os sintomas de asma podem ser prevenidos?
Sim. Você pode ajudar a prevenir seus sintomas de asma. Você deve ficar longe de situações que causam seus sintomas ou piorem os sintomas. Os médicos chamam-nos de “gatilhos”. Se você sabe quais são seus gatilhos, evite-os tanto quanto for possível! Alguns gatilhos comuns são:
Poeira
Mofo
Animais, como cães e gatos
Pólen e plantas
Fumaça de cigarro
Adoecer com gripe ou resfriado (por isso é importante a vacinação para gripe)
Estresse
Se você não consegue evitar algum dos gatilhos, converse com seu médico sobre o que você pode fazer. Por exemplo, exercício físico pode ser bom para pessoas com asma mesmo se ele for um gatilho. Mas você deve ter que usar uma dose extra da sua medicação de alívio rápido logo antes de exercitar-se.
E se eu quiser engravidar?
Converse com seu médico sobre como controlar sua asma. É importante manter sua asma muito bem controlada para a saúde do bebê. A maioria dos medicamentos para asma são seguros de usar durante a gestação.
Para ainda mais informações, confira também o texto de informações para pacientes disponível no site da SBPT - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Clique AQUI.
Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas sobre asma, que é uma doença tão frequente e possível de ser tratada. Caso mantenha alguma dúvida, não deixe de conversar sobre ela na próxima consulta!
Fonte: UptoDate 2018.