Esse artigo inicia a série sobre inalatórios. Visa instruir as pessoas que fazem uso de medicamentos inalatórios, para que eles sejam utilizados da maneira correta. Você também pode ver as instruções em vídeo no site do INCOR clicando no link: http://www.incor.usp.br/sites/incor2013/videos/asma-dpoc
Como os inaladores dosimetrados funcionam?
Os inaladores dosimetrados liberam uma dose certa da medicação cada vez que se pressiona a parte superior do frasco.
Preciso fazer alguma coisa para preparar meu inalador para o uso?
Sim, na primeira vez que for utilizar o inalador (apenas na primeira vez, quando acabar de tirá-lo da caixa), você precisará de prepará-lo. Para isso, você precisa fazer o seguinte:
Retire a tampa do bocal
Agite o inalador por 5 segundos
Aperte a parte superior do frasco para liberar a medicação no ar (longe do seu rosto)
Repita por mais 2 vezes (total de 3 jatos)
Ou seja, é necessário dar 3 jatos antes de começar a medicação pela primeira vez, seguindo os passos acima, para que o remédio esteja saindo na medida certa , sem a necessidade de repetir esses passos.
Porém, caso você deixe de usar o inalador por mais de duas semanas, você deve repetir essa preparação antes de utilizá-lo novamente.
Como uso meu inalador?
Cada dispositivo vem com suas instruções individuais. É sempre adequado ler a bula para saber se seu dispositivo possui alguma particularidade. De modo geral, para usar o inalador dosimetrado, você deve:
Retirar a tampa do bocal
Agitar o inalador por 5 segundos
Segure o inalador com o frasco para cima, com seu dedo indicador no topo do frasco e seu dedão segurando a parte de baixo do inalador
Solte o ar dos pulmões
Feche os lábios em volta do bocal, ou deixe o bocal 4 cm (2 dedos) na frente da sua boca aberta
Comece a puxar o ar, e pressione o frasco para liberar a dose
Continue puxando o ar profundamente e vagarosamente pela boca
Quando os pulmões estiverem cheios, prenda a respiração por 10 segundos para depositar o medicamento nos pulmões
Solte o ar dos pulmões
Se você usa 2 doses ou mais do medicamento, aguarde 15 a 30 segundos para fazer a segunda dose. Agite novamente o inalador antes de aplicar uma segunda dose
Coloque a tampa novamente no bocal
Se você usa medicação inalatória com corticoide (budesonida, fluticasona, beclometasona, etc), após o uso lave a boca com água, gargareje e cuspa a água.
E se eu tiver dificuldade para coordenar o acionamento do medicamento com a inspiração?
Se você tiver dificuldades em pressionar o frasco e puxar o ar ao mesmo tempo, não deixe de conversar com seu médico. Ele pode ajudar prescrevendo:
Um espaçador – é um dispositivo que encaixa no bocal do inalador. Ao apertar o frasco para liberar o medicamento, ele dispersa dentro do espaçador e permanece ali até que a pessoa puxe o ar. Por exemplo:
Fonte: UptoDate 2018
Um tipo diferente de inalador – Inaladores de pó seco por exemplo, funcionam de maneira diferente. Eles liberam o medicamento quando a pessoa respira profundamente no inalador, ao invés de quando se pressiona o frasco.
Como uso um inalador com espaçador?
Encaixe o inalador no espaçador e agite por 5 segundos
Tire o ar dos pulmões
Feche seus lábios em volta do bocal do espaçador
Pressione o frasco para liberar a dose
Puxe o ar profundamente e lentamente, e segure a respiração por 10 segundos. Solte o ar para fora do espaçador.
Se você usa 2 doses ou mais da medicação, aguarde 15 a 30 segundos antes de fazer a próxima inalação. Agite novamente o inalador antes de uma outra inalação.
Eu preciso limpar meu espaçador?
Sim. Se você usa o espaçador todos os dias, limpe-o a cada 1 a 2 semanas. Lave com água morna e um pouco de detergente. Deixe secar ao ar livre. Não use panos para secá-lo.
Como sei se meu inalador está vazio (se a medicação acabou)?
Vários inaladores vêm com um contador de dose. Ele mostra quantas doses faltam para acabar a medicação. Por exemplo:
Fonte: UptoDate 2018
Quando o contador chegar a zero, deve-se descartar o inalador pois a medicação acabou. Tenha sempre um novo inalador pronto, quando o contador estiver próximo de zero, para que você não fique sem medicação.
Se seu inalador não tem um contador de doses, você deve ter alguma noção de quantas doses faltam para terminar. Baseado na frequência que você usa, você consegue fazer uma estimativa de quando irá necessitar trocar o medicamento.
Fonte: Adaptado de UpToDate 2018