Esse artigo tem apenas caráter informativo. A tosse pode ser o sintoma de alguma doença, e só um médico pode fazer o diagnóstico correto da causa. Não deixe de procurar atenção médica, principalmente se a tosse estiver importante, com secreção e febre, ou durando muito tempo.
O que é a tosse?
A tosse é um importante reflexo que ajuda a manter limpas as vias aéreas (traqueia e brônquios, que são os “tubos” que levam o ar para dentro dos pulmões), removendo as secreções que estão acumuladas nos pulmões. A tosse também ajuda a impedir a inalação de coisas para dentro das vias aéreas e pulmões (como quando você engasga), o que poderia causar problemas.
É normal que as pessoas tussam de vez em quando, mas tosse frequente nunca é normal. A tosse pode ser um sintoma de uma doença ou condição de saúde.
A tosse pode ser “seca”, quando não há secreção (catarro) junto com a tosse. E pode ser “produtiva” quando há presença de secreção. Algumas tosses podem ser leves e não causar problemas, enquanto outras podem ser graves e causar dificuldade para respirar.
O que causa a tosse?
Em adultos, causas comuns de tosse incluem:
Infecção das vias aéreas ou pulmões (como o resfriado comum, gripe, ou pneumonia)
Gotejamento pós-nasal – Acontece quanto o muco do nariz pinga ou escorre pela parte de trás da garganta. Gotejamento pode acontecer quando as pessoas têm:
Um resfriado
Alergia
Uma infecção dos seios da face (sinusite) – Os seios da face são áreas ocas nos ossos da face que abrem-se dentro da cavidade nasal.
Fonte: UptoDate, 2018
Doenças pulmonares, como asma e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) – ambas condições podem dificultar a respiração. A DPOC normalmente é causada pelo tabagismo.
Refluxo ácido – Refluxo ácido é quando o ácido que é presente normalmente no estômago reflui (sobe) pelo esôfago (que é o órgão que carrega o alimento da boca até o estômago).
Um efeito colateral de medicamentos para pressão alta chamados inibidores de ECA (captopril, enalapril, etc)
Fumar
Devo procurar um médico?
Você deve procurar um médico o quanto antes se tiver:
Dificuldade para respirar ou respiração ruidosa (com chiado no peito)
Febre ou dor no peito
Sangue ao tossir, ou secreção amarela ou esverdeada
Tosse muito importante, que levou ao vômito
Tosse que está piorando ou que dura mais que 10 dias
Tosse e perda de peso involuntária.
Vou precisar fazer exames?
Talvez. Para descobrir a causa da sua tosse, seu médico irá conversar com você e te examinar. Baseado nos seus sintomas e outros fatores, ele(a) irá decidir quais exames você precisará. Pode ser necessário:
Uma radiografia de tórax (raio x)
Testes respiratórios – como a espirometria, que é um exame que serve para ver como seus pulmões estão funcionando, e a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões.
Testes alérgicos de pele – para descobrir a que você é alérgico.
Uma tomografia de tórax ou dos seios da face – a tomografia é um exame de imagem que possibilita ver com melhor definição o interior do seu corpo.
Exames laboratoriais de sangue, ou de uma amostra da secreção que vem com a tosse.
Exames de imagem mais detalhados – como a broncoscopia ou a fibronasolaringoscopia (quando uma câmera é usada para ver dentro da cavidade nasal e laringe, ou para ver a traquéia e os brônquios).
Exames para procurar refluxo ácido – endoscopia.
Tem alguma coisa que posso fazer por minha conta para me livrar da tosse?
Sim, algumas coisas podem ajudar. Porém não esqueça – se tiver tosse que não melhora, ou se for muito intensa ou acompanhada de febre, secreção, sangue, emagrecimento, ou falta de ar, o melhor a fazer é procurar atendimento médico o quanto antes.
Usar pastilhas para tosse ou mel.
Parar de fumar se você fuma.
Se tiver alergia, evitar contato com as coisas que você é alérgico (a) – como pólen, poeira, animais ou mofo).
Se você tem refluxo ácido, seu médico irá orientar mudanças no estilo de vida que podem ajudar a reduzir os sintomas.
Como a tosse é tratada?
O tratamento vai depender muito da causa da sua tosse. Por exemplo:
Algumas infecções são tratadas com antibióticos. Se uma infecção é causada por bactéria, o médico irá tratá-la com antibióticos. Se uma infecção é causada pelo vírus da gripe, pode ser necessário um outro tipo de medicação, um antiviral. Se a infecção for causada por outros vírus (como o vírus do resfriado comum), antibióticos ou antivirais não irão ajudar.
Gotejamento pós-nasal é tratado com diferentes tipos de medicamentos que podem ser comprimidos ou sprays nasais.
Asma e DPOC geralmente são tratadas com medicamentos inalatórios (“bombinhas”).
O refluxo ácido é tratado com medidas comportamentais que seu médico irá orientar, além de medicamento para reduzir ou bloquear o ácido do estômago.
Se você tem tosse por um efeito colateral de um inibidor de ECA (remédio para pressão), seu médico deve trocar seu medicamento.
Se a causa da sua tosse não for esclarecida, pode ser que seu médico prescreva medicamentos que diminuem a tosse (inibidores da tosse). Porém esses medicamentos têm também efeitos colaterais e os médicos normalmente recomendam seu uso apenas quando mais nada funcionou e a tosse está incomodando muito, interferindo na vida da pessoa.
Espero ter esclarecido algumas dúvidas com esse artigo. Mas não esqueça, procure seu médico, que poderá fazer um diagnóstico correto.
Fonte do texto: Traduzido e adaptado de UptoDate, 2018.