top of page
Foto do escritorDr. Matheus Goebel

Asma e DPOC em contexto de COVID-19 (Coronavirus). Medicamentos e Cuidados.



Vamos falar sobre os cuidados gerais e sobre o uso das medicações, principalmente as inalatórias, nos pacientes portadores de Asma e DPOC, no contexto de COVID 19, a doença causada pelo novo Coronavirus (SARS-Cov-2). Esses cuidados são importantes para evitar de contrair a doença, e para evitar complicações caso infelizmente venha a ter sintomas dessa doença.


Primeiro, vamos começar do básico. As pessoas que são portadoras de doenças pulmonares crônicas, como a asma (principalmente asma moderada e grave, descontroladas), e o DPOC são incluídas no grupo de maior risco para complicações caso venham a pegar a COVID 19. Por isso, essas medidas de precaução devem ser muito bem feitas, para que a pessoa evite pegar a doença.


O básico é fazer tudo aquilo que vocês já sabem: evitar o contato próximo com outras pessoas, principalmente as que não são do seu convívio próximo. Manter uma distância de pelo menos dois metros de outras pessoas.


Outra coisa é usar máscara se precisar sair de casa, de preferência feita de tecido mesmo, como orienta o ministério da saúde. E além disso, lavagem frequente das mãos com água e sabão, uso de álcool gel sempre que tocar superfícies fora de casa como maçaneta de porta, cadeiras, corrimão, ou qualquer outra superfície, e evitar ao máximo tocar seu rosto, porque é assim que o vírus que está na sua mão chega ao seu nariz, boca e olhos, causando a infecção.


E por fim, se você puder, permaneça em casa. O isolamento social é uma medida ainda muito importante, para aqueles que podem fazer, para reduzir a disseminação do vírus. Muito bem, vamos falar agora sobre os medicamentos.


Tenho recebido alguns pacientes com dúvidas em relação aos remédios que eles estão usando, se devem continuar ou não, se tem algum problema usar nesse momento de pandemia de COVID 19. Acho que o que dá mais dúvida, é sobre o uso do corticóide, tanto inalado (na forma de bombinhas ou pó seco), quando pela via oral, tomado pela boca. Mas também vejo dúvidas sobre os broncodilatadores inalatórios (que são remédios usados para dilatar os brônquios e melhorar a respiração).


A recomendação atual é de não suspender nenhum remédio inalatório que seu médico te passou. Se ele te passou uma bombinha de uso contínuo, você deve continuar a usar essa medicação todos os dias.


Isso é muito importante, porque a suspensão desses medicamentos inalatórios, tanto em asmáticos quanto em portadores de DPOC pode desencadear um descontrole da doença. E o que que significa isso? Isso significa que parar de usar o remédio pode causar piora do controle da doença, deixando o pulmão mais propenso a ter mais complicações se você tiver contato com o coronavírus, assim como com qualquer outro microorganismo que pode causar infecção pulmonar.


E se você tiver asma, DPOC, ou outra doença respiratória que não esteja bem controlada, vale a pena marcar uma consulta e conversar com seu pneumologista para ajustar os medicamentos, já que isso pode reduzir o risco de complicações em caso de infecção pelo coronavírus.


Outra coisa que gera dúvida é o uso do corticóide via oral, tomado pela boca. O mais comum é a prednisona. Esse medicamento também deverá ser continuado, caso seu médico tenha prescrito como uso contínuo. Ele é um medicamento importante no controle de alguns pacientes com asma grave, e parar de tomar o remédio pode levar ao descontrole da doença, inclusive com aumento do risco de crises graves.


Para finalizar, outro tema importante são as vacinas. Pacientes com doenças pulmonares crônicas, como a asma e o DPOC, além de outras, devem receber vacinação anual contra a gripe, ou seja, contra o vírus influenza (que é o causador da gripe, e que é diferente do coronavírus), e devem também receber vacinação anti-pneumocócica, ou seja, contra a bactéria mais comum causadora de pneumonia, o pneumococo.


Então para resumir: Primeiro, pacientes com asma e DPOC devem reforçar todos os cuidados básicos de higiene e isolamento social dentro do possível.


Segundo, eles devem manter usando os medicamentos inalatórios e/ou orais que seus médicos prescreveram, e nunca suspender sem que o médico peça para suspender.


E terceiro, vacinação contra influenza (ou seja, contra a gripe) e contra o pneumococo, que é a principal bactéria causadora de pneumonia.


Espero ter ajudado e esclarecido algumas dúvidas com essas explicações. Se tiver gostado do conteúdo eu te convido a inscrever no canal, para continuar recebendo videos como esse. Agradeço muito pela sua atenção, um abraço!



68 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page